MEC cria sistema de consulta de graduados no ensino superior


O Ministério da Educação instituiu um sistema on-line para divulgar informações sobre os estudantes formados nas instituições federais de ensino superior a partir de 2010. O Sistema de Consulta de Graduados (SCG), como foi chamado, terá como base as informações declaradas no Censo da Educação Superior. A portaria que cria o novo mecanismo foi publicada na edição desta terça-feira (4) do "Diário Oficial da União".
De acordo com o MEC, o link para o site será divulgado nos próximos dias, e nele estarão disponíveis informações sobre os graduados. O sistema será público, mas, para consultar uma informação sobre alguma pessoa que estudou na rede federal de ensino superior, o usuário deverá ter alguns dados sobre o estudante, como o nome completo, o CPF e a data de nascimento.
Uma das utilidades do sistema, por exemplo, é permitir que empregadores confirmem que um candidato a vaga de emprego ou aprovado em concurso efetivamente concluiu um curso de graduação em universidade ou instituto federal.
O sistema terá informações como o nome completo do egresso, o nome da instituição e o curso em que se formou e ano da conclusão.
A exatidão e a veracidade das informações prestadas para o Censo da Educação Superior, segundo a portaria, são de responsabilidade do representante legal da instituição de educação superior.

Comentários